Tratamento capilar com óleo. Como fazê-lo?
Pode cuidar do seu cabelo de várias maneiras diferentes. Há mulheres que o lavam diariamente, outras fazem tratamentos especiais em salões de cabeleireiro e há quem realize o tratamento capilar com óleo. É um método de acondicionamento do couro cabeludo muito eficaz. Se ainda não experimentou, não perca tempo. Experimente tratar o cabe e o couro cabeludo com óleo.
Tratamento capilar com óleo – preparação
O tratamento capilar com óleo é um tratamento extraordinário que melhora o estado do seu cabelo e couro cabeludo. Tudo o que tem a fazer é preparar-se e utilizar um óleo adequado. Vai precisar dos seguintes acessórios e produtos: uma toalha, água quente, óleo e touca de banho.
Escolha o óleo que se adequa ao seu tipo de cabelo antes de iniciar o tratamento. Tenha em mente que os óleos saturados são ideais para cabelo com porosidade baixa. Os óleos monoinsaturados são indicados para cabelo com porosidade média e os óleos polinsaturados são perfeitos para cabelo com porosidade elevada. Lave o cabelo com um champô purificante antes de realizar o tratamento com óleo. Desembarace os fios para evitar que fiquem embaraçados durante a aplicação. Em seguida, prepare uma mistura de óleos.
- Óleos para cabelo com porosidade baixa por exemplo, óleo de coco, alma, monoi, manga, babaçu, kukui.
- Óleos para cabelo com porosidade média por exemplo, óleo de amêndoa, sésamo, macadâmia, colza, abacate.
- Óleos para cabelo com porosidade elevada por exemplo, óleo de argão, grainha de uva, onagra, soja.
Lave o cabelo com um champô purificante antes de realizar o tratamento capilar com óleo. Penteie o cabelo para evitar que fique embaraçado durante o tratamento. Agora prepare uma mistura com o seu óleo favorito, que combine com o seu tipo de cabelo. Qual o seu tipo de cabelo? É fácil de determinar.
Faça o teste da porosidade capilar. Prepare um copo com água e um cabelo. Coloque o cabelo no copo e observe. Se o cabelo absorver a água rapidamente, está provavelmente danificado. É um indício de porosidade elevada. Contudo, se ficar a flutuar na superfície da água, a porosidade é baixa, ou seja, é saudável. O que significa isso?
- O cabelo com porosidade baixa requer proteção e a estilização deve ser facilitada.
- O cabelo com porosidade média precisa de ser hidratado, nutrido e protegido.
- O cabelo com porosidade elevada necessita de regeneração profunda e fortalecimento.
Tratamento capilar com óleo – como fazer?
Tem vários tratamentos capilares com óleo à disposição. Esses métodos podem ajustar-se às necessidades do cabelo. Pode realizar o tratamento com óleo quente para uma regeneração mais profunda. Se estiver com pressa, a aplicação do óleo em spray é suficiente. Pode aplicar o óleo no couro cabeludo, no cabelo ou só nas pontas, ou em todas estas zonas ao mesmo tempo. Os tratamentos podem ser combinados conforme desejar. São diversas as possibilidades, e as mais populares são:
- Tratamento com óleo em cabelo seco,
- Tratamento com óleo em cabelo molhado,
- Tratamento capilar com óleo antes da lavagem,
- Tratamento capilar com óleo após a lavagem,
- Tratamento capilar na bacia,
- Tratamento capilar com óleo em spray,
- Tratamento capilar com óleo noturno.
O melhor método para ter um cabelo bonito é o tratamento capilar com óleo quente. Pegue numa bacia e encha-a com água. Coloque um frasco com o óleo dentro da bacia. Passados alguns minutos, o produto está pronto a usar. Deite um pouco de óleo nos dedos e aplique no couro cabeludo e no cabelo com uma massagem. Coloque uma touca de banho – os ingredientes ativos e nutricionais serão absorvidos muito mais rapidamente. Em seguida, embeba a toalha em água quente e enrole-a na cabeça.
O calor vai abrir os poros da pele e levantar ligeiramente as cutículas – será mais fácil para as vitaminas e minerais penetrarem no cabelo. Lave o cabelo com um champô ou condicionador delicados algumas horas depois. Tenha cuidado para não se queimar ao aplicar o óleo. Se entrar nos olhos o óleo pode causar irritação. Se isso acontecer, lave bem os olhos com água fria.
Tratamento capilar com óleo – efeitos
O tratamento capilar com óleo é recomendado para todas as pessoas que desejam melhorar o estado do couro cabeludo. Acondiciona perfeitamente o couro cabeludo e fortalece os bulbos e os folículos capilares. Também ajuda a combater a caspa, a queda excessiva de cabelo e a irritação. É benéfico para o seu cabelo: previne as pontas espigadas e protege-as contra os danos. O tratamento capilar com óleo nutre em profundidade, suaviza e confere brilho.
Protege contra a radiação UV, o calor, as impurezas e os fatores externos prejudiciais. Além disso, facilita a secagem, a estilização e o desembaraçar. Funciona como um primer de estilização. Sabia que alguns óleos definem os caracóis e realçam a cor natural do cabelo?
Tratamento capilar com óleo – óleos
Quais são os melhores óleos para o tratamento capilar com óleo? Honestamente, pode usar um óleo qualquer. Se os óleos forem sólidos (os chamados óleos saturados ou de gorduras), deve aquecê-los pois tornam-se líquidos a uma temperatura de 25°C. No entanto, os óleos de coco, rícino, azeitona, jojoba e amêndoa serão os mais eficazes. O óleo de coco impede a queda de cabelo, suaviza os fios e elimina a caspa. O óleo de rícino acelera o crescimento capilar e fortalece os bulbos. O azeite (óleo de azeitona) contém substâncias antioxidantes que abrandam os processos de envelhecimento. O óleo de jojoba deixa o cabelo suave e brilhante, ao passo que o óleo de amêndoa melhora a condição geral do cabelo e couro cabeludo.